Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes nos meios de comunicação visual, impressos ou eletrônicos.

 

PAPELARIA

 

É chamado de Papelaria o conjunto de impressos institucionais padronizados segundo o manual de identidade visual da empresa. São os mais comuns:
• Cartões de visitas
• Papéis timbrados (eletrônicos e impressos)
• Envelopes
• Capas tipo pasta
• Blocos de anotações
• Receituários

 

 

PROJETO DE SINALIZAÇÃO INTERNA E EXTERNA

 

São criados os padrões de sinalização interna, definindo design, formato, produção e setorização das placas indicativas da empresa. A sinalização externa é a aplicação do logotipo na fachada da empresa, segundo os padrões estabelecidos no manual de identidade visual.

 

SINALIZAÇÃO DE VEÍCULOS E UNIFORMES

 

É determinado no projeto de identidade visual as aplicações em veículos e uniformes da empresa.