Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa/profissional liberal/instituição/produto. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada. Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa/profissional liberal/instituição/produto.

 

 

BRIEFING

 

Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados transmitidos em uma reunião para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.

 

PROCESSO CRIATIVO

 

Tendo em mãos os dados coletados pelo briefing, inicia-se o processo de criação do logotipo. Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:

Percepção do problema. É o primeiro passo no processo criativo e envolve o "sentir" do problema ou desafio.
Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática. Criadas as propostas de logotipo, são apresentadas ao cliente e inicia-se o processo de aprovação.

 

PROCESSO DE APROVAÇÃO

 

No processo de aprovação de um logotipo, o cliente faz suas avaliações e considerações, e o designer faz os ajustes e alterações que se fizerem necessárias e sejam coerentes com o briefing estabelecido. Feitos os ajustes e alterações, é definida a aprovação e o designer efetua a arte final do logotipo.

A partir desta fase, é dado início ao processo de criação do projeto de identidade visual. Saiba mais no link a seguir.